1º Festival Internacional da Cooperação – FICOO

No próximo feriado dia 12 de outubro, eu e meu grande amigo Arthur Dornelas, talentosíssimo arquiteto da nova geração, estaremos em Atibaia-SP participando do FICOO – Festival Internacional da Cooperação.ficooO que vai acontecer é que entre os dias 9 e 12 de outubro, pessoas do mundo inteiro vão se reunir para conviver e compartilhar vivências em cooperação.

O objetivo do Festival é resgatar os princípios da cooperação em sociedade, reunindo diferentes tribos para trazer suas experiências e práticas na vida colaborativa.

Como acredito muito na revolução pela colaboração, não poderia deixar de participar deste Festival que além de trazer grandes palestrantes e lideranças que estão impactando mundo afora, irá reunir pessoas do Brasil e do mundo que compartilham do ideal da cooperação e acreditam na possibilidade de transformar o mundo através do empoderamento da sociedade em rede.

ficooNa programação estão previstas atividades como conferências de grandes pensadores que estão inspirando a cooperação no mundo, debates e rodas de diálogo sobre temas como inovação em sistemas complexos, criação de espaços coletivos, a busca pela co-criação e inteligência coletiva, novos paradigmas do trabalho em equipe, criação e realização de projetos coletivos, liderança colaborativa em produtividade e sustentabilidade, design colaborativo para soluções coletivas, jogos cooperativos, entre outros. Além disso estão previstos laboratórios de vivências, espaços abertos para criações coletivas, oficinas e feiras de boas práticas, ou seja, muito conteúdo e muita vivência em cooperação.

jonhcroftO destaque fica por conta de alguns grandes palestrantes e pensadores que vem trazer sua experiência e ações de impacto como Augusto de Franco, escritor, palestrante, consultor, netweaver, criador da Escola-de-Redes; John Croft cocriador da metologia Dragon Dreaming um sistema integrado para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis.

oswaldooliveiraEstarão presentes também os pensadores chilenos Humberto Maturana e Ximena Davila que criaram os conceitos da Biologia do Amar e Biologia Cultural a partir da Autopoiese; Edgard Gouveia Junior empreendedor social criador do movimento Guerreiros Sem Armas; Vinicius Machado co-fundador da Goma, facilitador da Perestroika e empreendedor em economia colaborativa; e um dos líderes mais admirados por mim ultimamente: Oswaldo Oliveira, grande mobilizador da causa colaborativa, criador de iniciativas como a Laboriosa 89, O Campo Pedra Branca e o movimento Empreender$e.

oswaldooliveiraCom certeza será uma experiência única, e fazer parte deste primeiro festival me deixa muito entusiasmado. Para mim, tão importante quanto absorver conhecimento através de grandes palestrantes, é conhecer e conviver com pessoas que acreditam na cooperação Brasil afora. Não tenho dúvidas que são essas pessoas que irão causar impacto no futuro e aos poucos fazer fluir o valor na sociedade até o ponto em que não conheceremos mais o mundo como vivemos hoje.

Então como defensor da colaboração, minha missão além de fortalecer e participar do movimento, é compartilhar aqui o meu ponto de vista sobre as atividades que acontecerão no Festival. Se você também acredita na cooperação como forma de mudar o mundo, acompanhe aqui no blog um review e os insights que trarei do FICOO – Festival Internacional da Cooperação.

Para saber mais sobre o Festival, acesse ficoo.org

Ainda dá tempo de se inscrever. Junte-se a nós!

ficooPor Alonso Alves Pereira Neto

Se você gostou deste artigo, clique aqui para acompanhar Cocriando Valor e receber conteúdos exclusivos sobre inovação e transição.

Leia um Review sobre o primeiro dia do FICOO.

Cocriando Valor

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “1º Festival Internacional da Cooperação – FICOO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s