Novo Papel da Educação na Sociedade 3.0

Gostaria de parabenizar todos os professores do Brasil pelo seu dia. Esta que é uma das profissões mais belas e valiosas que existem, mas infelizmente não é reconhecida da forma que merece pelos nossos governantes. Bela pois exige amor, paciência, dedicação, carinho e cuidado para quem deseja seguir este caminho de troca e entrega, e valiosa porque os professores são responsáveis por transmitir conhecimento e valores, eles são os únicos profissionais que formam todos os outros profissionais.

Sem dúvida são os alicerces de uma sociedade organizada e capaz de avançar no futuro, por isso deveriam ser os profissionais mais valorizados em uma nação que valorize sua cultura. Assim como muitos, desejo ao professor o salário de um deputado e o prestígio de um jogador de futebol, mas infelizmente assim como jovens, crianças, adultos e famílias pelos Brasil, os professores também são vítimas de um sistema abandonado pelos governos.

Por isso convido a todos aqueles que questionam este modelo educacional que temos hoje, criado na revolução industrial, a refletir se não chegou a hora de mudar. Assim como o mundo está mudando em várias áreas, o modelo de educação também já não atende mais de forma eficaz as necessidades da sociedade. Vale a pena lutar por um sistema falido ou começar a discutir uma nova educação em um mundo novo?

O modelo de 200 anos atrás, base do que ainda utilizamos hoje, preparava crianças e jovens para  se tornarem operários em fábricas. O objetivo era adequar a sociedade ao mercado de trabalho que existia, respeitando a organização do trabalho, a hierarquia, a linha de produção e minando qualquer possibilidade de pensamento crítico.

educacaopassado
Como pensavam que seria a educação do futuro em 1910

“A então “nova” escola 2.0 preparou as pessoas para trabalhar nas fábricas… vemos na Educação 2.0 as mesmas características observadas na produção industrial – tarefas repetitivas e mecânicas, trabalho individual mesmo com alunos dispostos em classes – reproduzidas na escola. O conhecimento transmitido tinha, mais uma vez, a função de adequar o educando à sociedade e ao mercado de trabalho que ele enfrentaria…” Lilian Larroca

Hoje, apesar de uma certa abertura para a racionalidade, a escola possui a mesmas características deste antigo modelo, tarefas repetitivas e mecânicas, trabalho individual, respostas prontas e “decoreba” de aspectos técnicos de disciplinas técnicas. Como escreveu Gustavo Tanaka em seu maravilhoso artigo “Há algo de grandioso acontecendo”:

“Criamos um modelo que forma seguidores do sistema. Que prepara pessoas para serem seres humanos ordinários e medianos.” Gustavo Tanaka

Atenção, não estou falando de Universidade ou ensino superior, mas de escola, ensino básico, fundamental e médio. As escolas formam técnicos para serem funcionários, não pensadores, críticos, empreendedores, transformadores, líderes, influenciadores. Os poucos que seguem este caminho são ovelhas desgarradas que tiveram que correr atrás dos seus sonhos, contra a boiada e com pouco do que aprenderam na escola.

Murilo Gun, palestrante e especialista em criatividade, provoca que todos nós temos o dom da criatividade, mas quando somos crianças e entramos na escola, na medida que vamos crescendo as escolas nos exigem respostas prontas, pensamentos padronizados, extinguindo de nossas habilidades a capacidade de imaginar, minando as possibilidades de criação.

educacao

Esse modelo pouco nos serve hoje e vai servir ainda menos no futuro. As fábricas não são mais a base da sociedade e do trabalho. Os ambientes de trabalho mudaram, os problemas, habilidades e conhecimentos necessários também.

Vivemos conectados, a informação chega em segundos e está na palma da mão. Não precisamos saber o máximo de informação, precisamos sim de desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de escolher qual o caminho a seguir, a segurança de tomar decisões, a capacidade de trabalhar em equipe, de unir forças, de pensar no coletivo, de cooperar. Qual o papel da educação nesse mundo novo? Que tipo de pessoas ela precisa formar? O que a educação pode fazer pela sociedade pelos próximos 30, 40, 50 anos?

“Na sociedade 3.0, espera-se que as pessoas sejam capazes de solucionar problemas inéditos, e que façam isso de forma colaborativa, trabalhando em equipes. Espera-se também que o profissional seja capaz de utilizar a informação digital que chega a ele em tempo real através de dispositivos de comunicação e aplicar esse conhecimento à solução dos problemas. Espera-se ainda que saibam trabalhar junto a pessoas de outras faixas etárias, de outras gerações, com estilos e formações culturais diversificadas, bem como a iniciativa para distribuir tarefas entre as equipes, de modo que cada um execute uma atividade diferente, mas com a finalidade de atingir um objetivo comum.” Lilian Larroca

Enfrentamos novos problemas em uma nova organização mundial. Precisamos aprender a trabalhar de forma cooperativa, consumir de forma colaborativa e compartilhar nossos recursos. A informação não é mais problema, o problema é como usar essa informação. Como unir gerações, culturas e habilidades diversas para gerar valor para toda a humanidade. Acabou o tempo de pensar em nós e eles, precisamos pensar como um só. O sucesso de um é o sucesso de todos. Em um mundo conectado, somente desenvolvendo o valor de cada indivíduo na sociedade vamos transformar o mundo. E a educação é o único caminho que temos para isso.

Parabéns Professor, você é o futuro do sociedade!

Se você gostou deste artigo, clique aqui para acompanhar Cocriando Valor e receber conteúdos exclusivos sobre inovação e transição.


Por Alonso Alves Pereira Neto

O debate sobre a Educação 3.0 vem mobilizando especialistas no mundo inteiro. Para entender um pouco mais sobre este conceito, leia: “O que é Educação 3.0?”

A Economia Criativa está mudando a forma como consumimos conteúdo, inclusive pode influenciar a educação do futuro. Leia meu artigo Economia Criativa, A Chave para Ativar um Futuro Abundante

Cocriando Valor

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s